O que é a Energia Feminina? E a masculina?

Todos temos as duas energias dentro de nós: a feminina e a masculina. No entanto, uma delas deve ser predominante, aquela que nos deixa mais confortáveis. Em sua maioria, as mulheres tendem a ter mais energia feminina e os homens, mais da masculina. Isso é uma regra? Não! Há mulheres que se sentem bem na energia masculina e homens que se saem melhor na feminina.

Mas afinal, o que são essas duas energias?

A Energia Feminina é do acolhimento, da nutrição, do cuidado e das emoções. Enquanto isso, a Masculina é a da ação, do foco, da estratégia e do pensar. Uma não existe sem a outra, assim como tudo no Universo, que é dual. A noite não existe sem o dia, o quente não existe sem o frio e o sol não existe sem a lua. Um elemento complementa o outro.

No entanto, com as transformações da sociedade, os polos passaram a se inverter nas pessoas. Mulheres que se sentiam descansadas na energia feminina passaram a ter que desenvolver a masculina para alcançarem seus direitos e deveres no mercado de trabalho. Então, tiveram que reduzir o que é típico do feminino para “abraçar o mundo”. Tiveram que trabalhar, estudar, cuidar da casa, dos filhos, delas mesmas e mais, não podiam se mostrar vulneráveis e pedir ajuda, pois parecia que isso seria reduzir o poder das mulheres. Ou seja, ficavam sobrecarregadas.

Do outro lado, os homens, acostumados com a dominação excessiva, perderam seu espaço e se tornaram perdidos. Uns deixaram de ter iniciativa, atitudes e de fazer acontecer, ações que têm tudo a ver com a energia masculina. Enquanto outros, foram para o extremo e agem com violência para manter uma dominação doentia (isso nós repudiamos e não aceitamos!).

Vídeo sobre Energias Feminina e Masculina

O que deveria ser feito então?

Nós precisamos equilibrar as duas energias dentro da gente, deixando aquela que nos faz sentir melhor sobressair. Porém, por meio do autoconhecimento, conseguimos perceber qual precisamos trabalhar ou deixar fluir em cada situação da vida, pois usamos ambas o tempo todo!

Em algumas fases e situações, precisamos de mais ação, iniciativa na vida e de buscar a racionalidade. Logo, uma dose de energia masculina cai bem. Já em outras, é importante deixar as coisas fluírem, cuidar da gente e dos outros, liberar o controle e trabalhar as nossas emoções.

Tá, mas como a fazemos isso?

Com diversas atitudes! Vou exemplificar algumas abaixo:

Como aumentar a Energia Feminina: Estar em contato com a natureza, observar e sentir seu ciclo, deixar as emoções virem, cuidar de si e dos outros, fazer exercícios de dança e esportes aquáticos, encontrando com mulheres, realizar atividades à mão e que envolvam criatividade.

Como aumentar a Energia Masculina: Por meio de jogos de competição e estratégia, exercícios de força (musculação, crossfit, lutas) e atividades ligadas à aventura, encontrando com outros homens, tomando atitudes, protegendo outras pessoas, sendo provedores e trabalhando no foco.

Ambas as energias são muito importantes, nenhuma substitui ou é melhor que a outra. Use-as da forma que possam te fazer se sentir melhor. 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s