Se você começou a treinar ou já treina há um tempo, essa dúvida já pode ter passado em sua cabeça. Afinal, o uso do tênis já tem tantos benefícios divulgados que pode ser inimaginável se exercitar sem eles. Porém, este post vai fazer você rever esse conceito.
Primeiramente, é preciso lembrar que não nascemos calçados, não é mesmo? Então, para o corpo, o natural é viver sem eles mesmo.

Se exercitar com os pés livres em casa ou em meio à natureza nos permite ter mais domínio sobre os movimentos, ativar nossos receptores neurais, melhorar a consciência funcional, fortalecer a musculatura da região plantar, colaborar para o equilíbrio e até ajudar a corrigir possíveis problemas posturais ou oriundos de maus hábitos.
Outro benefício é a nossa conexão energética quando estamos em contato com o chão, grama ou terra. Para quem estuda sobre energia, é sabido que essa prática promove o aterramento que nos deixa mais equilibrados e até saudáveis.
No entanto, apesar das vantagens citadas, é preciso avaliar dois pontos importantes: o ambiente em que você vai se exercitar e o seu condicionamento.
No asfalto ou em academias, pode não ser tão interessante praticar exercícios sem tênis. Isso por vários motivos, como os impactos gerados nas articulações, a possibilidade de cortes com elementos que pode encontrar no caminho e, ainda, infecções devido à sujeira desses locais.
Além disso, o calçado esportivo também tem seus benefícios. Afinal, protege os pés, corrige movimentos que o corpo pode não fazer por alguma questão, absorve impactos e traz resposta nas pisadas.
Conclusão? Avalie onde o exercício será feito, qual tipo de treino e se você está bem condicionado(a) para um treinamento descalço(a). No mais, para atividades leves, experimente ficar sem. Isso vai ser ótimo para melhorar o seu desempenho, trazer mais qualidade de vida e trabalhar os pilares de corpo, mente e espírito.