Cozimento é o método mais eficaz para eliminar os antinutrientes da dieta

Manter uma alimentação saudável e benéfica ao organismo vai além da escolha dos alimentos no mercado. O cuidado com a preparação, até mesmo dos alimentos de origem vegetal, que detém inúmeros nutrientes, deve estar presente na rotina. Isso porque, segundo a nutricionista do Hospital Edmundo Vasconcelos, Ariane Braz, o ideal é eliminar compostos químicos classificados como antinutrientes das refeições. Apesar de pouco comentados, os antinutrientes estão presentes nos vegetais, grãos, verduras e frutas, e podem interferir na digestão, absorção de nutrientes e, até mesmo, causar reações adversas do organismo. “Essas substâncias atrapalham a digestão e absorção das proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais, diminuindo o valor nutritivo dos alimentos. Em concentrações elevadas, provocam gases, flatulências e deficiência de vitaminas e minerais”, explica a nutricionista. A fim de evitar essas consequências e garantir o que há de melhor no produto, é preciso alguns cuidados na preparação da comida. Segundo Ariane Braz, a prática mais eficiente é o cozimento dos alimentos de origem vegetal, apesar da perda de nutrientes que o processo acarreta. “Quando comparamos os riscos e benefícios, o processo acaba sendo vantajoso. Pois as altas temperaturas conseguem eliminar esses componentes que não são tão benéficos ao organismo”, reforça. Além desta alternativa, o remolho – que consiste em deixar os alimentos de molho por algumas horas – entra como método adicional nesta busca por alimentos mais saudáveis. Ariane Braz atenta a maneira correta de realizar a técnica: “É preciso respeitar, no mínimo, 12 horas de remolho, desprezar a primeira água, e usar uma nova para o cozimento”, alerta. “No caso dos vegetais como espinafre, beterraba e acelga, o correto é prepará-los com água fervente e dispensar a primeira água de cozimento”, complementa. 

COMO ELIMINAR OS ANTINUTRIENTES:

1. Deixar os alimentos de origem vegetal por, pelo menos, 12 horas de remolho. Troque a água para realizar o cozimento;

 2. Mesmo após este processo, é indicado cozinhar os alimentos. As altas temperaturas são mais eficazes no processo de eliminar essas substâncias;

3. No caso dos vegetais como espinafre, beterraba e acelga, o correto é prepará-los com água fervente e dispensar a primeira água de cozimento. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s